domingo, 27 de dezembro de 2009

O Jantar de Natal

Caros amigos,

Prometi que ia partilhar convosco os petiscos que fiz no Natal.

Por estar um pouco "atarefado" na cozinha não consegui tirar fotografias a todos os pratos. ainda assim não quero deixar de publicar aqui algumas das coisas que fiz.

Os preparativos começaram no dia 23.

Fiz o crocante de amêndoa, o gelado de chá verde e a torta de chocolate...



No dia 24 fui para a cozinha às 10 da manha.

Aqui foi mais complicado porque tinha de ter tudo preparado à hora certa e com a antecedência mínima para que tudo tivesse o melhor sabor e frescura possível.

De manhã fiz...

...a base dos canapés, enrolei as tamaras (para ser só meter no forno 20 minutos antes...)

...o creme de espargos.

Depois preparei os pratos, as espumas...

O meu maior receio até correu bem... que era, como já disse, ter tudo pronto, com a antecedência necessária para não ter que estar sempre na cozinha à hora de jantar e para que tudo tivesse o melhor sabor possível.

Ser cozinheiro não deve ser tarefa fácil. Mas deve dar luta. Ter os ingredientes todos, na hora certa e com a frescura adequada. Saber que vão servir "x" pessoas e ter tudo preparado à hora certa. Confesso que me deu um gozo tremendo esta pequena amostra. ;)

Deixo-vos com algumas fotos:





Torta de chocolate.















Creme de espargos.

















Salmonete com penne recheado de sapateira.





Magret de Pato com Redução de vinho do Porto e raspas de laranja (dia 25...)




Espero que gostem... ;)

3 comentários:

Mar disse...

:O Tu és um géniooooo! Que orgulho ter um amigo assim!!!! Fico ha espera do mini restaurante, cada ves que vejo o ratatouille lembro-me de ti "mini chef" :D fico ha espera de mais coisinhas...aiii que delicia! Beijinhooooo **

Sara disse...

Tanta coisa boa... e eu não provei nem um pedaciiiinho... aiaiaiii... Só por causa disso, quero um petit gateau só pra mim!! :D
Beijoo *

Anónimo disse...

A gente engorada só de ver rsrsrs
Vi alguns posts teu, me chamou atenção um que vc dedica a Sara falando sobre pessoas...Conhecidência falei sobre o mesmo no meu...rsrsrs
muito bonita a msg...
Beijos!