quinta-feira, 1 de maio de 2008

As revisões médicas

Para quem me pergunta o que fui lá fazer ou o que é preciso fazer… aqui está. :)

Todos os anos, no mês de Abril, dirijo-me ao CMA (no Lumiar) afim de efectuar as revisões médicas anuais.

São um pouco mais reduzidas em relação às que fazemos inicialmente, no entanto são as fundamentais para dar a aptidão para mais um ano.

Todos os anos o processo é o mesmo:

8 da manha:
Preencher um papel com queixas ou alguma alteração significativa do quadro clínico relativamente ao ano anterior.

Análises clínicas.

Estomatologia

RX Tórax
(Depois pequeno almoço)

Voltando ao CMA fazemos:

ECG

Audiometria (metem umas cenas nos ouvidos que nos causam umas diferenças de pressão… que não faço a mínima ideia o porquê daquilo… lol; depois vamos para uma salinha isolada com uma espécie de headphones e um comando. Ficamos à espera… são emitidas várias frequências…. ao mínimo som clicamos…)

Oftalmologia 1 (vamos áquela máquina estúpida que sopra para dentro do olho… e à outra do que foca e desfoca a porcaria da imagem; depois vamos para uma sala escura e pomos uns óculos 3d. Este teste serve para ver a nossa visão de profundidade… temos uns PacMans e temos de dizer para que lado está a boca. Segue-se o teste de daltonismo em que temos que ler uns números numas folhas. Depois seguramos uma peça e temos que dizer para onde estão a apontar as setas… que parecem nunca parar quietas lol. Vamos a uma senhora que nos põe uns óculos estranhos e passamos a ver uma risca vertical e depois horizontal. Temos que dizer em relação a um ponto fixo a posição da luz. Por fim, colocam-nos uma cena em que nos obrigam a entortar os olhos…. Vão aproximando uma peça dos olhos e temos que dizer o momento em que a referência duplica.)

Seguem-se as consultas.

Otorrinolaringologia (ouvidos, nariz… garganta…. Nada de novo…)

Cardiologia (analisa o ECG, ausculta-vos com o estetoscópio… pergunta-vos se fumam…bla bla)

Oftalmologia 2 (tapando um dos olhos, manda-vos ler umas letras. De seguida olha-vos para dentro do olho primeiro com uma máquina… depois com um género de uma lupa)

Et Voilà!!!

No fim vão à decisão final, que vos dá a aptidão ou não (ou caso precisem de exames que eles achem pertinentes para complementar…) para o ano que se segue. :)

No testes iniciais existem alguns exames extra tais como:

Neurologia (mandam-vos tocar com o dedo no nariz… andar numa linha e bla bla…)

Psiquiatria (fala convosco)

Electroencefalograma

Pneumologia (sopram para dentro de uma máquina)

Testes adicionais de Oftalmologia (tais como visão nocturna, põem vos umas gotas nos olhos para dilatar a pupila… ficam a ver tudo turvo por umas horas…, visão periférica , e outro teste de profundidade…)

Eco-cardiograma

Que me lembre é isto… (exames médicos) depois faltam as baterias te testes psicotécnicos e entrevistas individuais e de grupo com os psicólogos.


F.A.Q.’s

Chumbo nos dentes?

Pouca gente se pode orgulhar de nunca ter ido ao dentista arranjar um dente. lol
Um dente pode ser arranjado… mas tem de estar bem arranjado.
Dou-vos um exemplo…
Imaginem que vou arranjar um dente e o dentista deixa-me uma pequena bolha de ar no interior do dente. Não vão haver problemas na minha vida normal.

Agora imaginem que vou para 35000 pés de altitude sem pressurização. O que acontece ao ar? Expande… e pufffff consta que pode causar algumas dores e incomodo… e sangue. lol


Visão perfeita?

Consta que a maioria das pessoas tem 0,25 dioptrias num ou nos 2 olhos. No entanto este facto não é significativo na vida de uma pessoa. Não sendo preciso nestes casos usar óculos.
Não é preciso ter 0,0... Existem limites… que não sei quais são… mas acho que não é 0,0... Sendo também importantes as características que eles achem pertinentes relativamente a um individuo que não usa óculos no momento… e nas suas tendências para vir a usar ou não.


Onde existem mais problemas?

Oftalmologia, Ortopedia.


O que é preciso fazer?

Ter sorte… :)

4 comentários:

Unknown disse...

E é isto que me espera! Estou ansioso :D

Pepa disse...

Olá Pedrinho!

Belo relato do teu dia passado no CMA... hehe

Espero que no meio de tanto exame tenhas ficado apto para mais um aninhos!
Ainda me lembro como se fosse hoje, quando andas-te a fazer esses mesmos exames, mas piores, para entrares na FA e conseguis-te!!

Beijinhos grandes, pepa

Mar disse...

Precisas é de comer menos macdonalds pahhhh!

Anónimo disse...

Prezado Pedro;
Sou oftalmologista e, por um acaso do nosso "Google", caí no seu blog. Achei interessante o seu ponto de vista a respeito do exame, porém, há que se ressaltar a importância da realização anual desta avaliação. Manifestações sub-clínicas de doenças sistêmicas, tais como Diabetes Mellitus, Artrite Reumatóide e até mesmo HIV podem ser detectadas num exame de fundo de olho. Patologias exclusivas do globo ocular, como glaucoma, também podem ser assintomáticas e o tal "estúpido aparelho que sopra" no seu olho, pode detectar precocemente uma provável lesão no seu nervo óptico. Portanto, todos estes exames têm uma razão de ser e que bom que você possa ter acesso a todos eles... à propósito, abril está chegando....