sexta-feira, 16 de abril de 2010

Espaço Aéreo Europeu

Olá amigos!

Estava aqui a ver as notícias e a minha mãe mostrou-se perplexa quando reparou no número de voos que já foram cancelados (e que continuam a aumentar...) por causa do vulcão Eyjafjallajoekull.

Mostrei-lhe então o complexo trabalho do Eurocontrol...

Gerir um espaço aéreo é cada vez mais complexo. À medida que o tráfego aéreo é intensificado têm de ser "inventadas" novas maneiras de garantir as separações horizontais e verticais entre as aeronaves.

Imaginem um cruzamento com carros.
Agora imaginem que temos mais uma dimensão... em que temos carros a cruzarem-se entre si num mesmo ponto, em várias direcções e a várias altitudes (já não contando que podemos ter várias velocidades...)
...tudo tem de ser previsto e ponderado pelos controladores de espaço aéreo... numa máquina que tem de ter uma precisão de "relojoaria"... já que os aviões não param nos cruzamentos :p

O primeiro vídeo mostra-vos isto mesmo.
Para entenderem melhor o que vêm nas imagens, hão de reparar que os aviões parecem vir em rotas muito ordenadas e predefinidas. Chamam-se corredores aéreos. Existem para isso mesmo. Ordenar e orientar o tráfego aéreo... cada corredor tem as suas restrições de velocidade... altitude... etc.

Conseguem também observar o aumento de fluxo durante o dia... e a diminuição durante a noite.

Reparem também no pormenor do perfil vertical... e imaginem-se controladores de espaço aéreo...:)



Neste segundo vídeo têm uma panorâmica mundial dos voos:



As limitações causadas pela erupção do vulcão na Islândia estão a causar um transtorno enorme a milhões de pessoas no que toca a tráfego de mercadorias e passageiros... vejo um pânico que mesmo assim não chega aos calcanhares do pânico que foi quando os camionistas decidiram ficar no café a beber uns "canecos".

Os super-mercados ficaram sem alimentos, os aviões já não tinham combustível, os carros já começavam a parar...

Afinal... qual será a profissão mais importante do mundo? Já pensaram nisto? =)

p.s.- tentem ser controladores por uns minutos...

Air Traffic Chief